PROJETO ESTRUTURAL

Desenvolvemos projetos estruturais para segmentos industrial, comercial e residencial utilizando o sistema construtivo mais viável economicamente para cada empreendimento ou de acordo com a preferência do cliente que talvez tenha mais facilidade num ou outro sistema.

Os projetos da Cetec seguem as normas técnicas vigentes e publicadas pela ABNT.

Concreto Armado

Estruturas em concreto armado ou também conhecida como estrutura convencional são formadas por pilares, vigas e lajes. Esse tipo de estrutura garante uma compatibilização muito harmoniosa com o projeto arquitetônico, devido à facilidade da adaptação a diversas formas geométricas. Muito utilizada em edifícios residências e comerciais e em residências de alto padrão.

Alvenaria Estrutural

Usada principalmente em estruturas para moradias de média e baixa rendas. A principal vantagem é a economia com formas de madeira, pois ao invés de vigas e pilares essa estrutura é autoportante, ou seja, as próprias paredes tem função estrutural e são inseridos ferros e grautes nos furos das paredes para absorver os esforços quando forem maiores que a capacidade dos blocos ou em pontos estratégicos apenas como detalhes construtivos para evitar prováveis patologias.

O maior limitador desse sistema é a falta de liberdade com relação à arquitetura, tendo que ser projeto pelo arquiteto já com medidas que modulem os blocos da maneira a se evitar totalmente o desperdício de materiais e principalmente tamanho de portas, janelas, vãos não muito grandes. As paredes que forem estruturais jamais poderão ser demolidas em reformas.

Muito utilizado em edifícios residenciais e condomínios residenciais de sobrados.

Paredes de Concreto

Método relativamente novo, normatizado a partir de 2012 pela ABNT e tem crescido ano a ano. O investimento da caixa econômica federal tem sido o principal incentivador que destaca o avanço da utilização de paredes de concreto moldada no local para obras de baixo e médio padrão.

As limitações são muito parecidas com o sistema de alvenaria estrutural, impedindo qualquer demolição posterior às paredes estruturais. As modulações por sua vez seguem os tamanhos das telas de aço usadas dentro das paredes. A taxa de aço nesse tipo de obra é muito baixa com relação ao sistema convencional.

A principal característica desse sistema é a industrialização do canteiro de obras, que recebe as telas já cortadas nos tamanhos a serem montadas dentro das paredes, as formas são posicionadas já com o sistema elétrico e hidráulico acoplados e após a concretagem a estrutura já está pronta e numa velocidade que torna esse método imbatível quando o foco principal é o prazo de entrega.

Utilizado principalmente em edifícios residenciais e condomínios residenciais.

Metálica

A estrutura metálica tem grande vantagem na limpeza do canteiro de obras por serem entregues apenas para montagem no local. Mas a principal vantagem com relação às estruturas em concreto armado é que a estrutura metálica consegue vencer vãos muito maiores com peças de menores dimensões e mais leves.

A fabricação e montagem da estrutura metálica é realizada por profissionais qualificados o que torna esse sistema altamente confiável.

Pré-moldados

Os elementos estruturais pré-fabricados, ou seja, pilares, viga e lajes são geralmente fornecidos por industrias especificas e especializadas nisso ou até produzidas no próprio canteiro da obra, mas só são posicionadas depois de atingir as resistências determinadas em projeto para armazenamento, transporte e montagem.

A estrutura pré-moldada é muito utilizada em galpões industriais, shopping, supermercados que tem modulação otimizada pra maior aproveitamento da repetição das peças.

Peças fabricadas fora do canteiro geralmente tem uma qualidade melhor, maior durabilidade e rapidez na execução.

Fundação e Bases de equipamentos

O Setor industrial requer estruturas especificas para atender às necessidades dos layouts, tendo que fazer fundação para silos, maquinários e equipamentos pesados na fábrica. Através de parceria com importantes empresas de geotecnia as soluções para esses casos são as mais econômicas, seguras e adequadas.

Tem sido comum sermos solicitados para fazer a fundação para estruturas pré-moldadas que já foram projetadas e fabricadas por outros colegas. Nesse campo, fazemos o detalhamento dos blocos cálices ou sapatas cálices de acordo com as solução especificada pela empresa de geotecnia e com os esforços fornecidos pelos projetos de pré-moldados.